quarta-feira, 21 de julho de 2010

Guia para Autoexploração - Linda Vallins

Bom dia, meninas!
.
Tenho que agradecer a R. pelo post de hoje, afinal, foi ela que selecionou essa parte do livro como sendo de suma importância na recuperação dela, ela que transcreveu e tudo, eu só tô fazendo a preguiçosa e colando aqui! (hahaha - querida R, eu fiz algumas pequenas mudanças, ok?) Espero que ajude, viu? Ah! E quem tiver sugestão de post, pode mandar pro meu email!
.
O que vem a seguir é um guia para autoexploração e foi criado pela autora (Linda Vallins) com a ajuda do Dr. Prudence Tunnadine, diretor científico do Instituto de Medicina Psicossexual de Londres.
.
- Escolha um lugar quieto, onde você possa ficar segura e relaxada. Descubra uma posição que permita que sua área pélvica fique relaxada e aberta (agachada é melhor). Ache sua abertura vaginal com os dedos, de forma que você possa ver claramente (use um espelho, se desejar). Pergunte a si mesma como se sente. Se você achar alguma etapa difícil, pare e pergunte: "Por que é difícil?". Se você estiver assustada para prosseguir, não force e tente não se sentir mal com relação a suas ansiedades. Talvez você possa tentar outra vez amanhã.
. - Se, por outro lado, você prosseguir, toque a entrada da vagina delicadamente e depois pressione o dedo para dentro da abertura. Não aparecerá um orifício até você pressionar o dedo para dentro. Lembre-se: a vagina é um espaço potencial. Se os músculos imediatamente entrarem em espasmo, descanse. Um pouco de lubrificação pode ajudar. Você consegue continuar? Se não consegue, neste ponto tente "ficar" com o espasmo. Às vezes, contrair de propósito e depois empurrar pra baixo ajuda a relaxar a musculatura. Se você estiver ansiosa demais, pare e tente outra vez, noutro dia.
.
- Se você puder continuar, tente empurrar o dedo pra dentro e segurar um pouco, como se estivesse puxando alguma coisa para fora da vagina. Deixe a ponta do dedo lá por alguns minutos, para acostumar-se com a sensação. Você sentiu desconforto até aqui? Se sentiu, tente imaginar o que o poderia estar causando.
.
- Conscientemente tente contrair mais os músculos, de forma que possa sentir, com o dedo, que eles estão sob seu controle. Seu dedo escorregará para dentro à medida que os músculos forem se abrindo. Saiba que estes músculos estão sob seu controle. Meia polegada agora será o suficiente. Como se sente? Pratique a contração e o relaxamento da musculatura.
.
- Parabéns, se você chegou até aqui, está indo muito bem.
.
- Agora que você atingiu este estágio, já deve ser fácil inserir o dedo com rapidez. Sinta como o interior da vagina é elástico. Você se sente ansiosa? Pode imaginar por quê? Se, neste estágio, você se sentir assustada e for incapaz de continuar, tente não se sentir vencida. A natureza do vaginismo pode fazer você querer lutar e conseguir sozinha, e sentir desespero e vergonha se não puder fazê-lo. Tente conversar sobre estes sentimentos com um terapeuta ou com um ginecologista compreensivo (ou com uma amiga, tipo eu! :D)
.
Fonte: VALINS, Linda. Quando o corpo da mulher diz não ao sexo. Compreendendo e superando o vaginismo. Rio de Janeiro: Imago, 1994, pp. 215-216.
.
Bom, se essas dicas funcionarem pra você, você pode tentar avançar, colocando primeiro dois dedos, depois três...
.
Tomara que este post ajude vocês, queridas! E em breve eu voltarei com mais trechos interessantes desse livro, ok?
.
Bjs

7 comentários:

Anônimo disse...

Quero comprar o livro maisn ão consigo achar, preciso de ajuda, quero me curar.

Daniela Barros disse...

Oi, anônima!
Acho que esse livro não está sendo mais editado. Mandei um email para a editora perguntando, mas até o momento não obtive resposta. Eu encontrei o meu num sebo, mas era o último, realmente não sei se ainda podemos encontrá-lo em algum lugar...
Vou postando as partes mais importantes aqui, tá? Espero te ajudar!
Bjs

Anônimo disse...

Oi, Dani, oi meninas!

Que é isso, amiga! É prazer ajudar a divulgar experiências, principalmente as boas, afinal é pra isso que entramos em contato umas com as outras, né?
Espero que esse guia ajude vcs tanto quanto me ajudou. Na verdade ele foi fundamental pois me ajudou a manter a calma, controlar a respiração e a ansiedade enquanto me examinava, era como se alguém estivesse ali me orientando, embora esse seja um exercício bem solitário, não vou mentir. E o principal de tudo: NÃO ME DEIXOU DESISTIR. Ah, se vcs acharem que realmente não vai ser possível inserir um dedo assim, logo de primeira, vale tentar com um cotonete, afinal, são vcs mesmas quem estão se examinando, não vão fazer nada para se ferirem à toa, nada de ruim e catastrófico vai acontecer, é só um exercício de toque e observação.

Grande beijo!

Rachel

Daniela Barros disse...

Oi, Rachel! Minha musa inspiradora deste post!
Obrigada por vir aqui compartilhar sua experiência! Tenho certeza que está ajudando muitas meninas que como vc (e como eu) tem dificuldades nessas primeiras descobertas...
Bjs

Anônimo disse...

moro em uma cidade do interior e os profissionais que eu procurei não puderam me ajudar, o q eu faço, já sou sasada a dois anos , são sei se tenho vaginismo, mas o certo é que nunca conseguimos concluir a penetração me ajude por favor.

Daniela Barros disse...

Oi, anônima!
É importante que vc procure um ginecologista e que faça todos os exames para se certificar que vc não tem nenhum problema físico antes de acreditar que o que vc tem é vaginismo mesmo. Aqui pelo blog eu e as meninas falamos um pouco sobre os "sintomas" do vaginismo, dê uma olhada e veja se vc se identifica, mas não deixe de procurar um gineco que veja está tudo bem por aí, viu? Eu sempre acho que o melhor é encontrar um terapeuta bom pra te ajudar, mas se vc não conseguir, aqui no blog tem algumas dicas e eu tb talvez consiga te ajudar um pouco. Vamos nos falando, tá? O importante é num desistir NUNCA! Bjs!

Anônimo disse...

Maravilhoso o blog! queria dar uma dica pra vcs...que me ajudou a relaxar..parece bobo mas deu certo, já que no meu caso a dor é mais provocada por ansiedade, não chega a ser vaginismo. Três taças de vinho..pra quem gosta é melhor ainda. Outra dica é tentar fazer meditação pra se tornar uma pessoa mais calma e aprender a focar e relaxar..esvaziar a mente.claro que nada disso subsitui o alto-conhecimento, ou seja, se tocar é mto importante. bjs
Elaine

Postar um comentário

Que bom que vc decidiu compartilhar sua luta comigo! Vamos vencer, tenho certeza!
Agora eu aprendi, então, depois de comentar, pode voltar aqui que vai ter uma respostinha minha, tá?
Bjs