Olá, pessoal!
.
Hoje fui fazer aqueles exames que eu disse que a médica tinha pedido, lembram-se? A tal da "vulvoscopia com biópsia, se necessário" e a "ultrassom transvaginal". Bom, hoje nem era dia de eu escrever post, mas acabei de chegar do laboratório e queria contar pra alguém como foi...
.
Cheguei lá super cedo pq fui de carona com o marido, daí já fui pro guichê e tive que ficar respondendo perguntas (detesto perguntas de assistentes!): data da última menstruação? toma algum remédio? fez o preparo do exame?(leia-se: deixou seu marido de castigo por três dias? rs) tem exames anteriores? Eu sempre acho que ela vai achar estranho eu ter 28 anos e não ter exames anteriores, sabe? Mas foi besteira minha, ela num achou nada, só fez as perguntas e pronto.
.
Respondi tudo com razoável simpatia (num tô muito bem humorada hj) e fui pra outra sala de espera, só que como eu estava muito adiantada pro meu horário, fiquei esperando um tempãão pela minha vez. E vcs sabem, né? Quando a gente espera muito, fica já pensando besteira, resultado: fiquei um pouco ansiosa.
.
Quando finalmente me chamaram, chamaram uma senhora comigo também. Lá dentro a mocinha deu as orientações para nós duas. Tire a parte de baixo da roupa, inclusive os sapatos, coloque esse avental com a abertura pra frente, fique de calcinha e vista esse propé. Guarde suas coisas no armário e fique com seu RG, o absorvente e a chave (do armário) em mãos. A senhora que foi comigo, muito esperta, já estava de vestido e quem vai de vestido num tem que colocar o aventalzinho! Acreditam? Então fica aqui o conselho, em dia de exame ginecológico, coloque um vestido!
.
Ok, fui ao banheiro pra me trocar. Já tava meio chocada pelo fato de ter que ficar com o avental numa sala de espera, mas tentei superar. Só que eu não sabia nem calçar o propé! Ó, Deus! Saí do banheiro toda atrapalhada e a senhora já estava lá na sala de espera, virou pra mim e disse "vc nunca fez esse exame?", depois da minha resposta negativa, ela resolveu me ajudar, foi muito simpática comigo, me explicou como calçava o propé e tudo mais.
.
Veio a moça e me chamou. Fui até a salinha com ela enquanto ela me dava outra dezena de orientações, dizendo pra eu ir ao banheiro, tirar a calcinha, deixar minhas coisas lá, levantar bem o avental, deitar na maca com o quadril na pontinha, colocar as pernas naqueles negócios, "assim não, assim", fiz, fiz, fiz, daí fiquei com as coisinhas de frente prum negócio que parecia um microscópio e a médica japonesa chatinha apareceu. Logo de início já fez uma pergunta q eu num tinha idéia: "pq minha médica pediu vulvoscopia ao invés de colposcopia"? Sei lá! Mas pensei que talvez fosse pra que ngm mais no mundo introduzisse um espéculo em mim, né?
.
Tá, aí ela me perguntou se sou sexualmente ativa e à minha resposta positiva, tascou o espéculo dentro de mim, como quem recheia um frango! E ela ainda falava "solta as pernas e os quadris" e eu nem conseguia entender o que ela queria dizer com isso. Num vou dizer que doeu, q me traumatizou e nada disso, mas num foi o carinho e cuidado q eu esperava, incomodou bem. Daí fechei os olhos e torci praquilo acabar logo. Então ela começou a falar um monte de coisas q tinha no colo do meu útero que ela achava que era por causa do corrimento, mas achava q eu deveria tirar a tal "carne esponjosa" q tinha lá, daí q ela me chamou a atenção e eu entendi q bem do lado da minha cabeça tinha um monitor onde eu podia ver tudo! Olha que besta! Eu de olhos fechados enquanto poderia ver tudo e contar melhor pra vcs! E, gente, q horroroso q tá meu colo do útero! Tem uns pontinhos pretos... Assim que sair o resultado vou direto na gineco ver o que é aquilo! Será que é normal? Tô um pouco assustada, mas nem quis perguntar nada praquela dra chata...
.
Daí eu, inocente, achava que iria fazer o ultrassom ali mesmo, né? Já bastou mostrar minha linda vagina pra uma dra só, não? Não! O ultrassom é em outra sala! Toca colocar de novo a calcinha e voltar pra sala de espera. Voltei e encontrei a sra minha amiga ainda lá e ela virou pra mim e disse: "menina, coloca o modess! é pra colocar agora se não vai sujar sua calcinha!", ai a enfermeira num falou nada, eu num sabia! Fui correndinho ao banheiro e coloquei o modess, mas nada apareceu até agora... rs Depois perguntei pruma enfermeira e pelo q eu entendi a colposcopia usa algum reagente colorido q pode manchar, mas como o meu era vulvo, num saiu nada, num sei...
.
Tá, aí veio outra enfermeira me chamar pro ultrassom. Preciso dizer que eu tava com medo? Depois do jeito que foi a vulvoscopia, eu tava com medo sim! Ah, sei lá, hj já acordei meio triste, daí tava com um misto de tristeza e medo... Bom, entrando na sala, após receber outra dezena de orientações pra tirar a calcinha e me deitar de um jeito x, tentei fazer uma piadinha com a enfermeira pra descontrair e ela foi uma querida, disse pra eu não ter medo que era bem melhor que a vulvoscopia, que era rápido, que não ia doer, nem incomodar. Acalmei um pouco. Daí ela me mostrou o aparelho enooorme só pra me dizer que tava colocando uma camisinha nova nele. Daí eu desacalmei de novo! kkk Pra ajudar, ela disse: "só um instantinho que o dr. já vem, tá?" Quê? Ela disse O doutor? Pra ajudar ainda é homem? Ai, ai, ai... Depois lembrei que o meu ex-gineco era muito gentil e aí fiquei tentando me convencer de que ainda tinha chance de ser feliz. rs Respirei fundo n vezes pra me acalmar e então a enfermeira voltou acompanhada do médico.
.
Ah, gente! Pelo menos ele era bonito, né? Acho que era o mínimo que eu merecia hoje... hahaha Daí ele me perguntou se era a primeira vez que eu fazia esse exame, eu disse q sim, ele perguntou se eu já tinha feito o papa, eu disse q sim, daí ele disse "ah, esse é bem mais fácil que o papa!" e eu pensei "como é q vc sabe?", mas num quis causar e fiquei quieta... Daí ele começou a me explicar como funcionava o aparelho enquanto ele passava um gel no negócio, parecia lubrificante, mas num sei com certeza. Gente, o negócio era tão grande que eu não pude evitar de perguntar "quanto disso vc vai colocar?" (kkkk) e ele me mostrou algo em torno de 5-6 cm. Bom, gente, ele tinha razão, o incômodo foi mínimo, foi muito fácil mesmo, ele colocou só um pouco (parecia menos do que ele mostrou) e não doeu, só incomodava quando ele mexia pra ver as coisas lá dentro, mas num era dor não, era um incomodozinho bem leve... Mil vezes melhor do que aquela japonesa chata! Ai que raiva q eu tô dela!
.
Sabe, eu acho que homens são melhores pra isso, pq como eles num têm a coisa, eles tomam mais cuidado... mulher deve pensar "ah, isso num dói nada" e taca o dedão lá! hahaha Ai, que trash, mas foi assim mesmo, no final do exame, quando ela tirou o espéculo, ela ficou abrindo os pequenos lábios pra eu ver que tava um pouco irritada a mucosa, com uma delicadez de elefante!
.
No final, eu sai de lá, com uma super vontade de chorar. Eu não estou muito estável emocionalmente hoje, isso tb colaborou, mas acho que foi tanta tensão que carregou um pouco meu coração, sabe? Isso tudo misturado com o alívio de ter conseguido passar pelos exames sem maiores traumas! Acabou que não chorei, tô até muito feliz que passaram os exames! Bom seria se eu tivesse que fazê-los novamente só daqui uns 30 anos, né? hahaha Queria que minha médica fizesse tudo: papa, vulvo, colpo, ultrassom... tudo, tudo, tudo, pra num ter mais que ir em laboratório com um qquer esquisito...
.
Bom, em resumo num é o fim fazer esses exames, mas tb num é uma coisa que eu diga: "uhuuulll, exames ginecológicos, q maravilha!"kkkkk Vou fazer pq precisa, né? Agora eu tô com umas coliquinhas, será q é por causa do exame? Quando eu for à gineco tiro todas essas dúvidas e conto pra vcs, tá?
.
Obrigada por ouvirem meus choramingos de hoje e até mais!
.
Bjs