sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

8.ª Consulta

Gente!
A consulta de ontem foi um babado! hahaha
Bom, começamos falando a respeito dos exercícios da semana, ele me perguntou como foi a massagem com o talco, eu expliquei sem muitos adjetivos de sentimento como sempre, aí falamos sobre o relaxamento 2 (acho que eu nem contei que na última consulta ele mandou eu fazer o relaxamento 2, né?), foi uma conversa tranquila tb.
Aí resolvemos falar sobre o feriado, contei pra ele que foi bem legal, que nos divertimos muito no sítio e que eu pratiquei novamente andar de bicicleta, mas que foi bem difícil. Ele pediu pra eu contar melhor e eu expliquei quais eram as minhas dificuldades principais, foi interessante pq ele "analisou" o que eu disse e me falou que é clara a minha necessidade de controle e diz que é ela que está me impedindo de aprender (pq sempre que eu preciso parar a bicicleta eu coloco o pé no chão, ao invés de apertar o freio), achei interessante e fiquei pensativa... Foi legal essa parte pq ele me explicou como eu posso fazer pra contornar o problema, dizendo que preciso praticar sozinha, usar o freio sem motivo só pra me adaptar, entender como o freio funciona, e aos poucos ir evoluindo, com obstáculos e tals. E ele disse tb que eu não posso praticar com alguém que me coloque pra baixo, então se eu não achar ngm pra me animar, é melhor ir sozinha!
Tá, aí falamos sobre a minha carta e ele pediu pra eu dizer como me senti, eu falei que estava aliviada por não precisar fazer o exame de novo e que estava muito realizada com a conquista e que estou sentindo que estou cada vez mais próxima de resolver todos esses problemas que estão tão interligados na minha vida. Aí veio o babado 1, ele virou pra mim e disse que precisava falar uma coisa que o estava afligindo: disse que me consultar é como consultar uma atriz, que ele nunca sabe distinguir se está sendo sincera ou está atuando e que ele não consegue identificar se eu estou falando mesmo a verdade, se eu estou mesmo sentindo aquilo de verdade. Gente, fiquei passada! Eu lá me esforçando e ele disse q eu sou atriz! hahaha Na verdade, ao mesmo tempo que fiquei passada, achei graça da situação, mas não pude rir ou então ele ia achar que eu estava disfarçando algum sentimento... No final disse pra ele que sentia muito mas tb não era capaz de dizer se estava pensando ou sentindo o que estava dizendo...
Daí eu resolvi dizer a ele como eu mudei nos últimos tempos, uma vez que a minha motivação pra entrar na natação e na autoescola foi única e exclusivamente a frase de uma amiga que disse: "seu marido vai ficar orgulhoso de vc", isto é fiz uma coisa pelo meu marido e não por mim. E agora tudo mudou, agora quero nadar cada vez melhor pra poder fazer mergulho em Fernando de Noronha, pra poder nadar no mar (sabe quando a gente faz passeio de escuna e quem quiser pode pular na água?); quero dirigir, pra ir ao mercado sozinha, quando ele não quer, pra ir na casa da minha mãe quando quiser, pra revezar com ele o volante quando formos viajar... Aí parece que ele se convenceu que eu estou sentindo isso, não estou "dando a resposta que eu acho que é a correta" (ele tb disse isso pra mim).
Bom, aí começamos a falar sobre a minha voz, ele disse que ela não passa credibilidade, que ela passa a idéia de uma pessoa frágil e incapaz. Fiquei pensando e disse a ele que eu tinha um emprego em que em certas situações eu precisava conversar com pessoas importantes e expor minhas idéias, e que eu consigo identificar que nesses casos minha voz mudava. Ele disse que não vê a hora de conhecer "essa Daniela" e deixou uma pergunta pra eu pensar nessa semana: "o que é que vc ganha quando vc fala assim?" (de maneira infantil) e aí a dica que ele me deu foi o babado 2: "vc é uma pessoa manipuladora" e "vc é um personagem".
Ou seja, sou falsa, dissimulada e manipuladora, aff! Conversei com o meu marido a respeito e ele achou um absurdo a parte do falsa e dissimulada, mas a parte do manipuladora ele disse que é verdade, que toda pessoa inteligente é de certa forma manipuladora, isto é, arranja meios de conseguir o que quer. Me senti a vilã da novela das 6, mas depois refleti e entendi que isso é verdade mesmo.
Estava refletindo sobre a pergunta que ele me fez e acho que sei a resposta: eu consigo conquistar as pessoas com essa voz, eu consigo fazer com que elas façam as coisas por mim, eu consigo convencê-las de maneira sutil que eu estou certa, eu passo a idéia de que sou uma pessoa frágil e isso faz com que de alguma forma elas tenham pena de mim e queiram me ajudar. Nunca imaginei que eu gostaria que as pessoas tivessem pena de mim, mas indiretamente é isso sim! Eu descobri quando lembrei de uma frase que um amigo me disse certa vez: "pedindo assim, quem é capaz de te negar alguma coisa? vc consegue tudo o que quer" Eu achei um elogio, mas agora estou meio confusa... é errado ser assim?
Lição de casa da semana:
  • ler dois capítulos do livro
  • marcar minhas dúvidas e coisas que eu quero comentar sobre os capítulos anteriores
  • EVOLUÇÃO: fazer a massagem com o marido sem nenhum produto, mas agora é "frente e verso" hahaha, sem as partes eróticas é claro (bumbum, seios e genitais estão fora!)
  • fazer o relaxamento I três vezes
  • fazer o relaxamento II três vezes

5 comentários:

Amor perfeito disse...

Caramba! Eu queria ir a esse terapeuta a-go-ra!! Dá aí o telefone!! rs

Não, sério, tô gostando, amiga! Ele analisa messsmooo... fala de tudo! Levo fé.

Manipuladora, como seu marido disse, não é coisa de vilã de novela. Todos somos um pouco. Quando queremos algo, usamos artifícios. Mas a parte do freio da bicicleta é bem emblemática, né? Tem tudo a ver com vaginismo, ter o controle, parar na hora da insegurança... é verdade.

Mas, ó, parabéns de novo por tudo que vem conquistando, viu? É só o começo.

Bjs

Ane disse...

Oi Dani, realmente é muito difícil escutar algumas coisas na terapia ... dói na alma ... a gente não quer ouvir que nos comportamos assim ou assado, principalmente quando o assunto é algo que não concordamos. Eu lembro bem que quando fiz terapia há um ano atrás (não por causa do vaginismo) minha médica virou pra mim e disse: Tá mais do que na hora de você cortar esse cordão umbilical da sua mãe, não acha? Assim na lata; Eu uma mulher com 24 anos na época, com um relacionamento sério de mais de 5 anos levar a mãe numa viagem de vela ... ela não deixou passar ... é claro que isso foi inconsciente da minha parte ... mas ela foi na ferida ... Eles são muito bons no que fazem Dani ... confie ... por mais que doam as palavras ... pense que eles não são nossos rivais ... não querem puxar nosso tapete no trabalho, não querem roubar nossos homens ... não querem nos difamar pelas costas ... muito pelo contrário eles nos "provocam" assim, que é exatamente pra ver nossa reação ... conhecer a gente no inconsciente mesmo! Acredite! A terapia vai te ajudar muito !
Big Beijo
Ane

K. disse...

Dani, estou de volta :)!
Sabe, sentimos exactamente a mesma coisa em relação a querermos dirigir! Eu também quero fazer todas essas coisas sem precisar do meu namorado. Ainda agora fizemos uma viagem de carro bem longa e eu ainda não consegui revezar com ele...mas está quase!!
E a minha psicóloga nunca me chamou manipuladora nem nada disso mas já me perguntou algo do género (não me lembro das palavras exactas) de como é que eu me sentia sendo um fantoche (isto porque supostamente vivo a vida que os meus pais querem que eu viva. não sei se voces aí também dizem fantoche, se não for diga-me que eu explico :) ), não foi muito agradável de ouvir, e fiquei sem resposta.
Mas é como ja lhe disseram nos outros comentários, é tudo para o nosso bem, para nos curarmos...e lá vamos nós então ouvindo! Tem que ser!
Beijos grandes amiga

Anônimo disse...

Nossa Dani!!Que loucura esse terapeuta, confesso que não me sinto preparada para ouvir tanta coisa "na lata", não deve ser fácil, mas com certeza tudo isso será crescimento para ti. Achei muito interessante o relato da tua consulta é muito engraçada a maneira como tu colocas. Essa da vilã da novela das 6 eu adorei, por vezes escuto coisas da minha mãe e me sinto assim também. Isso tudo me fez lembrar um dia que minha mãe falou que eu tinha que fazer um tratamento psicológico para minha TPM e ansiedade, e eu acredito nisso, mas na hora me senti a louca da casa e respondi que não adiantava só eu fazer um tratamento (era como se só eu fosse o problema, eu tenho que ser aquela que entende todos, que faz tudo para que todos fiquem bem...).
Na verdade é muito difícil ouvir críticas, elas machucam, dá um sentimento de raiva, mas é incrível como crescemos com elas e com nossos erros.
Pode ter certeza que tua mente irá trabalhar o que ouviste na consulta.
Força Dani!!
Abração
"permitirme"

Manuela disse...

Como é esse relaxamento II e que Livro é esse?
Quais fotos ele te mostrou?

Postar um comentário

Que bom que vc decidiu compartilhar sua luta comigo! Vamos vencer, tenho certeza!
Agora eu aprendi, então, depois de comentar, pode voltar aqui que vai ter uma respostinha minha, tá?
Bjs