quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Passos do Tratamento

Meninas!
Quero escrever tanta coisa, mas estou sem tempo! Que pena...
Vou contar rapidinho pra vcs como é a estrutura de cada sessão da minha terapia e aproveitar pra explicar pra vcs o passo-a-passo do Relaxamento I que eu faço 3 vezes por semana, tem me feito muito bem, acho que todas poderiam fazer, é bem fácil e mal não pode fazer! :)
Minha sessão é basicamente assim:
  1. o terapeuta me pergunta como eu me senti na última sessão, se houve algo que eu não gostei, que eu não me senti bem, etc.
  2. ele pergunta como foi a minha semana, se aconteceu algo especial que eu gostaria de contar. Se aconteceu, falamos sobre isso e ele geralmente aponta comportamentos meus que foram "inadequados"
  3. aí é hora de discutirmos a respeito dos exercícios que ele me passou, aí eu tenho que dizer como foi, se foi fácil/difícil, como eu me senti em relação ao exercício (hoje, por exemplo, terei que explicar como foram as massagens com o marido, comparar minhas sensações sem creme, com creme, com óleo, etc, etc)
  4. falamos sobre os 2 capítulos do livro que eu li durante a semana, o que eu achei sobre o que dizia, se eu gostei ou não, se o assunto era novidade pra mim ou não
  5. o terapeuta introduz algum assunto novo (como na última sessão que ele me mostrou as fotos) que vai, na verdade, me preparar para um exercício que eu terei que executar na próxima semana
  6. ele passa a lição de casa e fim! :)

Aí eu vou pra casa pensando em tudo o que falamos, em todas as vezes que ele pegou no meu pé porque eu falei de maneira infantil e trilili... :S

Bom, falemos do exercício de relaxamento! É assim ó:

  • Escolha um lugar onde vc pode ficar recostada ou deitada, de maneira bem confortável. Dê preferência pra um lugar onde vc se sinta bem e tranquila e em que haja o mínimo de interferências possíveis (TV, filhos, campainha, barulho da rua, etc.), vc pode regular a luz pra que fique mais confortável pra vc e colocar uma musiquinha se lhe agradar (eu vou para o meu quarto, deixo a porta entreaberta, assim fico com a luz que vem da sala - gosto do escurinho)
  • Vc pode estar com roupas largas ou sem roupa mesmo, como preferir (eu fico de pijama ou vestidinho, coisa assim!)
  • Aí, vc deve deitar-se, de barriga pra cima, com os braços esticados ao longo do corpo e fechar seus olhinhos
  • Respire calmamente algumas vezes até que vc sinta que seu corpo está calmo
  • Agora vc vai começar o exercício, que consiste em contrair e relaxar cada parte do seu corpo, concentrando-se bem na tensão e depois no relaxamento
  • Começamos pela testa, vc deve franzir bem a testa (o tal do cenho), aí vc se concentra em como ficam tensos os músculos... como o seu couro cabeludo fica repuxado pra frente... como é essa sensação... Depois de conseguir focalizar tudo isso, vc relaxa devagar... se concentra bem em como se dá esse relaxamento... como vc fica com os músculos daquela região todos relaxados... como é interessante seu couro cabeludo voltando a posição... etc.
  • Em seguida, vc deverá repetir o mesmo processo com as demais partes, na ordem em que eu vou dizer aqui, sempre focalizando bem a tensão e depois aproveitando bem a sensação prazerosa do relaxamento:
  1. Contraia os músculos da região dos olhos e do nariz, franzindo o nariz e apertando bem os olhos
  2. Force os músculos do maxilar, cerrando os dentes e fazendo pressão nas gengivas
  3. Force o pescoço para trás contra o apoio que está sob sua cabeça
  4. Traga o pescoço pra frente, movendo seu queixo em direção ao peito
  5. Feche bem as mãos
  6. Tensione os antebraços, voltando as mãos para trás
  7. Tensione os ombros erguendo-os
  8. Arqueie as costas a ponto de gerar um vão entre o seu corpo e a cama/sofá/chão
  9. Respire profundamente e segure antes de expirar
  10. "Sugue" a barriga pra dentro
  11. Contraia o bumbum, pressionando uma nádega contra outra
  12. Contraia as coxas, pressionando uma contra a outra
  13. Contraia as "batatas da perna", voltando seus pés para trás
  • Lembre-se que em cada um desses movimentos vc deve se concentrar na contração, depois relaxar e se concentrar no relaxamento. Não tenha pressa, faça tudo bem calmamente e concentrada nos movimentos.
  • Quando terminar todos esses movimentos, respire calmamente algumas vezes, enchendo bem o peito de ar, até que vc sinta-se relaxada o bastante para terminar o exercício
  • Abra os olhos e levante-se devagar...

É muito gostoso fazer esse exercício, gente! Meu psicólogo diz que muitas mulheres não têm um bom sexo pois tem problemas em se concentrar no que estão fazendo e deixam o pensamento vagar pela pilha de roupas que está pra lavar ou passar, pela conta de luz que ela esqueceu de pagar, pelo sabão em pó que tá acabando, pelo final da novela e etc, etc.

Ele bate muito nessa tecla comigo, dizendo que eu preciso me concentrar no que eu estou fazendo quando meu marido me faz a massagem e tals. Esse exercício tem me ajudado bastante com isso, tem sido cada vez mais fácil me concentrar completamente no movimento, na tensão/relaxamento de cada parte do meu corpo. Talvez contribua com vcs tb! O que acham de tentar?

Bom, por hoje é só que tô na correria!

Bjs

6 comentários:

K. disse...

As nossas consultas são bem parecidas!
Mas é engraçado como a minha terapeuta também me mandou fazer um exercício de relaxamento bem parecido a esse que você está fazendo e eu não fiz com a mesma facilidade que você parece fazer. Eu achava uma chatice, que nunca mais acabava, e não conseguia me concentrar praticamente nunca (lá está, em algumas vezes eu também sou dessas mulheres que está a fazer sexo e a pensar noutras coisas...mas já fui bem pior (mas deve ser uma coisa mesmo de mulher, não?? digo eu, não sei..). Mas por isso se calhar eu devia voltar mesmo a fazer esse exercício de relaxamento. Vamos ver se ganho coragem para retomar :)!
Estou gostando muito de ver o seu entusiasmo com o tratamento, fico muito feliz por isso. Continue assim, e continue contando cada passinho aqui às suas amigas :)!Beijos grandes, K.

Amor perfeito disse...

Ei, amiga!!

Vou tentar também esses exercicios. São muitos, né? Vc disse pra fazer tudo devagar e tal. Mas quando tempo ficamos "tensionando" antes de relaxar??

Bjs

Anônimo disse...

Ótimas dicas! Estou começando agora e com essa ajuda preciosa eu tenho certeza que vou conseguir! Muito Obrigada por Partilhar! Sandra

Anônimo disse...

e vc já foi curada?

Anônimo disse...

Olá, que bom que seu blog existe e que não estou sozinha...tenho 30 anos e vaginismo rsrs. Mas vou tentar estes exercícios.

Grata.

Anônimo disse...

Nossa e bom poder ler depoimentos de pessoas parecidas , tenho suspeita de vaginismo e ainda não iniciei o tratamento pois os profissionais que procurei desconhecem os sintomas.

Postar um comentário

Que bom que vc decidiu compartilhar sua luta comigo! Vamos vencer, tenho certeza!
Agora eu aprendi, então, depois de comentar, pode voltar aqui que vai ter uma respostinha minha, tá?
Bjs